quinta-feira, 27 de maio de 2010

FemAle na Estrada: Teresópolis – Visita à Cervejaria Sankt Gallen

Fui convidada pela Irene, supervisora da Cervejaria Sankt Gallen, a fazer uma visita à cervejaria em Teresópolis.

Saímos do Rio pela manhã e ao chegarmos à cidade fomos almoçar num dos restaurantes mais tradicionais de Terê, o Taberna Alpina. A Marcela, que também trabalha na cervejaria, nos encontrou para o almoço.

Pedimos logo a Ebenholz, para eu experimentar. Uma dunkel, puro malte, com aroma de café e sabor bem amargo. Nada de doce. Uma delícia!


Escolhemos os pratos - salsichão e salsicha branca acompanhados de salada de batata, chucrute e repolho roxo - e harmonizamos com uma Teresópolis Gold. Uma premium lager leve e saborosa.


Partimos para a fábrica, que fica no bairro Meudon. Fui apresentada ao Marcelo, mestre cervejeiro da casa, que nos acompanhou durante a visita, explicando o passo-a-passo do processo de fabricação.


Atualmente a cervejaria produz 3 tipos de cerveja, a Teresópolis Gold (premium lager), a Ebenholz (dunkel) e a Sankt Gallen (weissbier), mas está com um planejamento de lançar 2 novos estilos este ano.



A cervejaria é bem grande, com capacidade de produção de 200 mil litros. Provamos todas as cervejas assim que foram engarrafadas e antes da pasteurização. Estavam bem gostosas, mas bem diferentes das que havíamos bebido no restaurante. Com mais aromas e sabores e uma espuma bem cremosa.



O Marcelo retirou um pouco do fermento para me mostrar suas características e explicou sobre o processo de reutilização deste. Vimos também os lúpulos e maltes utilizados nas cervejas.


Por último, experimentei uma double bock, direto do tanque de fermentação, que está em fase de testes. Ainda estava um pouco doce, porque ainda não havia terminado a fermentação, mas estava com ótimo aroma.



Os próximos estilos prometem!

Obrigada Irene, Marcela e Marcelo.

Até a próxima visita.

Um comentário:

Tatiana disse...

Hummm! Vamos ver se organizamos uma FemAle depois. beijos