quinta-feira, 13 de maio de 2010

Degustação Flying Dog

Após uma passadinha rápida, numa sexta-feira, para conhecer o Al Farabi com a Tati, marcamos, eu e Flávia, de participar de uma degustação das cervejas Flying Dog oferecida pela ABRADEG, lá mesmo, na semana seguinte.



Cheguei cedo e fui “esquentando as turbinas” com uma Brooklyn East IPA no balcão, batendo papo com a Evelyn, uma das donas do local. Já havia sido presenteada com esta cerveja pelo meu irmão, Tiago Dardeau. Com 6,8% de álcool e sabor amargo e cítrico é uma típica IPA americana.



Começamos a degustação das Flying Dogs com uma breve apresentação do Pedro da Abradeg e fomos aos trabalhos. A FemAle Flávia chegou um pouco mais tarde e não degustou as 3 primeiras cervejas. A seguir nossas impressões:

1. Doggie Style Pale Ale (5,5% alc, 35 IBU)

. Bom aroma de lúpulo e de maracujá, mas paladar fraco e com pouco sabor de lúpulo.

2. TucOld Sckatch Amber Lager (5,5% alc, 19,5 IBU)

. Aroma caramelo e sabor bem doce, também de caramelo.

3. Tirebite Golden Ale (5% alc, 16,5 IBU)

. Aroma um pouco floral e pouco sabor.

4. Snake Dog (7,1% alc, 60 IBU)

. Sabor amargo, mas pouco sabor de lúpulo, um pouco de caramelo no aroma e sabor.

. Flávia sentiu aroma de lúpulo e alguma fruta cítrica, talvez grapefruit. Aroma melhor que sabor. Sabor amargo, leve e cítrico, com pouco do malte mas o que predomina é o amargor leve, com pouca persistência. Tem bom drinkability.

5. Kerberos Tripel (8,5% alc, 27 IBU)

. Aroma de fermento e doce. Sabor de caramelo e mel.

. Flávia sentiu aroma de mel artificial, fermento fleischman, branquinho da laranja. Não gostou, achou o mel super enjoativo.

6. Road Dog Porter (6% alc, 31 IBU)

. Aroma leve de café. Sabor torrado, café, pouco amargo e um pouco de caramelo também.

. Flávia achou no sabor pouquíssimo café aguado.

7. Horn Dog Barley Wine (10,2% alc, 45 IBU)

. Forte álcool e caramelo e chocolate no aroma. Sabor torrado e doce.

. Flávia achou que pelo aroma e sabor de álcool ela deveria parecer um licor, mas na boca não tinha corpo. Picância do álcool e caramelo. Gostou.

8. Gonzo Imperial Porter (7,8% alc, 85 IBU)

. Aroma torrado com café e chocolate. Sabor de álcool, amargo e torrado.

. Flavinha considerou esta a melhor: porter + lúpulo. Oleosa, escura, corpo médio, aroma de café torrado e lúpulo, sabor de café forte, bem amargo, com aquela persistência do lúpulo ao final.




Foi divertido, mas as cervejas deixaram a desejar.




Vamos compensar no próximo Encontro FemAle: Degustação de IPAs americanas. Em breve!

6 comentários:

Filipe disse...

Gostei desta cervejas, mas fiquei também com um pé atrás com elas, como americano sabe fazer Mkting. Escutamos tanto sobre a nova escola americana, Flying dog, Samuel Adams, Dogfishhead, Brokling Brewers, mas quando vamos para a prova, sempre deixam a desejar. Prefiro uma Fuller`s IPA do que a Snake Dog, e isso pq a Fuller`s é feita em uma escala bem maior do que a Flying dog... Sou mais beber minha IDICA no dia a dia mesmo... estas outras ficam para provas!
Parabéns pelo blog!

FemAle Tatiana disse...

Este é o post mais sincero que eu já vi na vida. rs rs rs. Fui lendo e rindo e estou rindo até agora.

Vcs são ótimas.

Algumas Flying Dogs podem deixar a desejar, mas as Brooklyns são otimas. As Dogfish tb. Eu sou suspeita, Filipe. Tudo que provei de americana, gostei muito. Sou bem fã. Aliás, sou muito fã e americanas e inglesas.

Beijos

FemAle Duda disse...

Pois é Filipe,
concordo com a Tati que as Brooklyns são uma delícia. E as IPAs americanas que não chegam no Brasil... Incríveis! Mas as Flying Dogs.... Só com muita propaganda mesmo.

FemAle Flavia disse...

Filipe,
Estive recentemente nos EUA e provei cervejas incríveis, me parece que essa impressão "marketeira" fica só com a a Flying Dog, mesmo. A Samuel Adams, que produz em maior escala, faz uma lager bem saborosa, e olha que nem é um estilo que eu amo. Todas as Brooklin que provei são muito boas e as Dogfish Head, então, deixam todas no chinelo. Pode continuar querendo conhecer as cervas americanas pois elas realmente valem a pena.
Bjs!

Anônimo disse...

Engraçado pensei que a Brooklyn East IPA fosse uma English IPA e não uma American IPA, tanto que ela é muito próxima em sabor da Fuller's IPA, sendo diferenciada no teor alcoólico e com um pouco mais de amargor.

Presidente disse...

Cervejarias americanas excelentes são a Stone Brewing Co. e a Dogfish Head. Também não achei nada de mais nas Flying Dog que degustei nos EUA (Hefeweizen e Gonzo Porter).

A Brooklyn Lager é fenomenal, mas a Pennant Ale e a Brown Ale não deixaram saudades.

Como sou um 'hophead' assumido, recomendo fortemente Stone Ruination IPA e Dogfish Head 90 Minute IPA. Ainda não degustei a 120 Minute, mas os próprios americanos comentaram que ela passa dos limites ;)