quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Bares: Boteco Colarinho


Que orgulho! O Rio de Janeiro está ficando com cara de cerveja especial.

É com muito prazer que comunicamos a abertura de mais um bar de boas cervejas na cidade maravilhosa.


O Boteco Colarinho fica em um dos bairros da boemia carioca, Botafogo, bem pertinho do metrô, pra não ter desculpa de lei seca (Rua Nelson Mandela Nº100, Loja 127).



O barzinho é do jeito que a gente gosta, bem informal, nada do chiquê que vemos muito quando vamos a alguns bares de cervas especiais. E essa era justamente a proposta da casa, atingida com louvor. Me senti em casa, por isso cheguei às 19h e saí às 2h da manhã. 7 horas de botecagem muito bem aproveitadas.

A casa tem aproximadamente 40 rótulos de cervejas, e já começou bem: Bamberg, Falke, Colorado, Mistura Clássica, Urquell, Brooklyns, Backer, as Schneiders, Konig, Kostritzer, Super Bock....

O balcão de cervas. No andar de baixo as Serramaltes.



Também tem drinks diversos, e o melhor pra mim: 6 torneiras de chopp. Uau! E o diferente: choppeiras suspensas. (Em tempo, hoje em dia, o Boteco Colarinho tem 9 torneiras suspensas).


A câmara fria fica no andar de cima. Essas 2 mangueiras vermelhas, que furam o chão, levam nosso choppinho diretinho pras torneiras.


Tem chopp Bottobier Munchen Hell, Mistura Clássica weiss, stout, strong dark ale (na torneira convidada), e Brahma.

Uma atração à parte são as comidinhas. Fui flechada no coração. Era tudo tão gostoso, que eu pedia uma coisa atrás da outra, em busca de provar tudo. Aproveitei então para traçar uma harmonização de boteco.



Comecei com um chopp Weiss da Mistura e uma empadinha de camarão com catupiry. A empada é pra comer de colher e tem uma textura divina, ótimo tempero. É maravilhosa. A harmonização, como esperado, foi incrível.


Parti então pra Strong da Mistura, que estava na torneira convidada, com bolinho de feijoada. Fantástico também. Esse chopp é bem legal. Eu não conhecia.



Avistei no cardápio então um bolinho de estrogonofe. Nossa! Apesar de achar que poderia não combinar tão bem, tentei com o stout da Mistura. Ficou bom sim. O bolinho é uma delícia, tive que repetir. Gostinho de estrogonofe e cremosinho.



Mas o stout combinou divinamente com o pastel de feijoada.


Era bem recheado de carnes. Comi rezando. Ele só pode ser consumido com esse chopp. Ficou mais que perfeito. Como a cerveja cresceu com ele.

Gordinha que se preza come com os olhos, então pedi o bolinho de arroz com parmesão e chopp Bottobier Munchen Hell.



Ficou muuuuito bom. Os sabores do bolinho são muito sutis, e respeitam a delicadeza desse estilo de cerveja. O amargor do chopp harmonizou perfeitamente com o sabor mais forte do parmesão (eu não estudo harmonização, só quando pesquiso no Garret Oliver pros encontros FemAle, então, nada do que falo aqui tem embasamento "científico", é puramente empírico).






Ufa! De 5ª saideira, depois de vááááários chopps, Brooklyn Brown Ale.


O Boteco Colarinho veio pra ficar. Ele foi aberto com muito cuidado, por quem gosta de cerveja e tem como prioridade o padrão de qualidade. A cozinha é um brinco. Os equipamentos são de primeira. Tive que subir lá pra dar parabéns pro pessoal.

O detalhe da grade externa.

Ao subir ao segundo andar, onde ficam a cozinha e a câmara fria, preferi fazer a rota do barril de chopp, e fui de montacargas, "pero sin perder lo choppitcho, jamás".


Um brinde e longa vida ao Boteco Colarinho!

10 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Tatiana, eu quase estive lá ontem, mas estava me recuperando de um resfriado e decidi ficar quietinha em casa pra poder ir no Buena Beer hoje!!!!!! Moro do lado do boteco Colarinho!!!!! Achei esse post ótimo e vou experimentar as dicas! Beijão!

Unknown disse...

Muito bom e muito bem localizado!!
A fusao em uma unica casa de cervejas em garrafas e e uma diversidade de chopes desceu super bem!
Otima pedida...
Bjs

Tatiana disse...

Legal, Katia,

Vamos combinar de fazer umas harmonizações lá no Colarinho. Estou louca pra voltar.

Beijos

Lu Tavares disse...

Que tal amanhã Meninas?!?!?
Nada até muito tarde.
bjs

Pablo disse...

Na Nelson Mandela né, presida? Vou lá com a namorada hoje conferir!

Tatiana disse...

Pablo,

Ainda não te conheço. Acho que a Lu e Duda vão lá hoje também.

A rua é Nelson Madela sim, aquela que foi aberta há pouco tempo perto do metrô, esquina do Ponto Frio. Tem que ir pela Voluntários da Pátria.

beijos

Maria disse...

Oi meninas, conheci o blog hoje através do blog da Katia e amei a ideia. Nunca tinha visto tanto nome estranho na minha vidinha de boteco. Não sou cervejeira de mão cheia mas aprecio e com a licença de vocês vou estar passando por aqui para aprender a apreciar coisas boas. Bjus.

Lu Tavares disse...

Oi Marias,
Seja Bemvinda!!!
Espero que goste do blog. Na seção Sobre o que Você quer ler? Os posts estão divididos por assunto.
beijos

chopp disse...

Realmente esse lugar deve ser muito bom mesmo...deu agua na boca...

Diana disse...

Oi,
Bem legal o post do Colarinho. Adorei o blog !!
Visite o nosso também...
bjs