segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FemAle na Estrada: Lumiar – Ninho de Guaxo


Semana passada consegui um espaço na agenda e fui, com o Ricardo Rosa, conhecer o Ninho de Guaxo, em Lumiar, na região serrana do Rio de Janeiro.
Há mais de um ano que a Geovanna e o Gustavo Ranzato nos convidaram para visitar a cidade e experimentar o chopp Ranz, mas ainda não tínhamos conseguido ir.
Chegamos em Lumiar na sexta-feira a noite e o Ninho de Guaxo já estava fechado. Acordamos cedo no sábado para aproveitar o dia e demos uma passada na loja para cumprimentar os donos. Já fomos recebidos com dois chopps deliciosos: um Pale Ale com lúpulo citra e um Tripel! Altina, mãe de Gustavo, que tem uma loja ao lado do Ninho de Guaxo, estava lá apoiando com as explicações sobre as cervejas e atenção aos visitantes.
A loja é linda! Super bem decorada, com vários artesanatos da região, um espaço só de cachaças e, claro, a cerveja e chopp Ranz!
Demos uma saída para curtir a cidade, tomar um banho de cachoeira e almoçar uma saborosa truta, no Bar Maria da Toca, ao lado da cachoeira Toca da Onça, num ponto imperdível, indicado pelo casal.
Final da tarde, retornamos para o Ninho de Guaxo, quando o Gustavo nos contou a história de lá.
Tudo começou cinco anos atrás, quando o Gustavo e a Geovanna resolveram abrir uma lojinha de artesanato. Era uma loja pequena, um pouco bagunçada e com bastante coisa, daí veio o nome Ninho de Guaxo. Eles já moravam em Lumiar há 3 anos, quando o Gustavo foi trabalhar com engenharia no local.
Um belo dia, um amigo do Gustavo comentou sobre a produção de cerveja caseira e ele se interessou. No final de 2009, participou do curso de produção de cerveja artesanal do Leonardo Botto e logo começou a produzir e vender a produção na loja de artesanato.
A cerveja fez tanto sucesso, que eles ampliaram o Ninho de Guaxo: colocaram algumas mesinhas do lado de fora, duas geladeiras (uma de copos e garrafas e uma customizada para chopp), montaram um cardápio com petiscos e partiram para a produção.
Atualmente, eles possuem 7 cervejas regulares: Weiss, Witbier, Light (lager), Tripel, Orgânica, Red Ale e Stout. E, de vez em quando, o Gustavo inova. Ele preparou a Lumiar Fantasy, edição especial para uma festa da cidade e também já fez Brown Ale e Rauchbier. Nesta semana, ele estava servindo, pela primeira vez, a excelente Pale Ale com que fomos recebidos pela manhã.
O negócio cresceu tanto, que a produção de 50 litros do Gustavo não tem dado conta da procura e ele está ampliando a cozinha de produção da cerveja para 250 litros.
Domingo, não resistimos e demos mais uma passadinha por lá. Experimentamos mais três cervejas: a Light, uma lager, seca, para atrair os novatos em cervejas especiais, a Witbier, bem característica, com coentro marcante e casca de laranja e a Rauchbier, com mais da metade de malte defumado, mas bastante equilibrada no sabor. Todas muito boas!
A cidade é aconchegante, as cachoeiras são lindas, as noites estreladas e o Ninho de Guaxo sensacional!!!
Parabéns a cervejaria Ranz pelo sucesso!
Voltaremos em breve!
Até a próxima!

4 comentários:

Ricardo Rosa disse...

Bacana, o post descreve bem como foi bom o passeio! E obrigado Gustavo, Geovanna e Altina, por todo o carinho, atenção e dicas do lugar! Sem falar nas cervejas, que estavam ótimas, principalmente a Pale Ale! Foi impressionante ver como o Ninho, bem localizado e de muito bom gosto, enchia de gente e de alegria enquanto tinha cerveja! Sucesso pra vocês com o aumento da produção!

Atitude: substantivo feminino. disse...

ÊÊeeeeee
A-do-ro a Ranz!!!
Impossível não tomar todas!!!

Gil Franco disse...

Agora já tenho um bom motivo para conhecer Lumiar!

Alvaro disse...

Parabens ao Gustavo e Geovanna pelas cervejas. No dia 15 estarei em Lumiar e vou visitá-los. Abs.
Alvaro e Wanda (pais do Marcelo).