Depois de várias promessas, peguei carona na van da Acerva Carioca e fui, com a FemAle Tati, conhecer os famosos bares de cervejas especiais de Niterói.
O circuito passou pelo Cervisia 1516, no centro de Niterói, depois pela Cervejaria Nói, em Itaipu, e por último, no Granel Armazém e Botequim, em Piratininga.
Cervisia 1516
Localizado no centro empresarial de Niterói, possui uma ampla carta de cervejas especiais (nacionais e importadas), chopp, petiscos e refeições.
Inaugurado em setembro de 2010, pelo associado da Acerva Carioca, Rogerio Marinho, que, após 5 anos fazendo cerveja caseira, resolveu abrir um bar especializado em cervejas especiais.
Após a excelente recepção pelo proprietário, partimos para uma pequena degustação: caldinho de frutos do mar, Maravilha de Bacalhau, Punheta de Bacalhau e Costela Suína ao molho Barbecue. Tudo excelente!!! Para acompanhar: chopp Teresópolis, cervejas Erdinger Pikantus, Bamberg Alt, Bierland Vienna, entre outras.
Cervejaria Nói
A primeira microcervejaria de Niterói foi inaugurada no primeiro trimestre deste ano. Com a frente de vidro, mostrando os tanques fermentadores, e ao fundo um restaurante enorme, ela é chiquérrima!
Os cervejeiros Gilmar (gaúcho) e Leonardo Botto (carioca), produzem as seguintes cervejas: Bionda (Pilsen), Nera (Schwarz), Rossa (Irish Red Ale), Bianca (Weizen), Avena (Golden Ale com trigo, aveia e mel).
A produção é de 28 mil litros/mês. Vale a pena conferir!
Granel Armazém e Botequim
Ao entrar no Granel nos deparamos com uma enormidade de produtos antiquíssimos: mesas, cadeiras, lustres, liquidificadores, torradeiras, garrafas, copos, taças, geladeiras repletas de cervejas especiais, e muitos outros. Simplesmente espetacular!!!!
Resolvemos logo experimentar os tradicionais bolinhos de arroz negro: uma porção com queijo provolone e outra com frutos de mar, acompanhado de Bierland Vienna.
Depois partimos para os canutilhos de polenta com molho gorgonzola, com colorado Indica, e jiló cozido com queijo e bacon, com Bamberg Alt.
Cada cerveja numa taça diferente, mas não aquelas apropriadas a cada estilo, mas taças de décadas passadas, te remetendo a uma nostalgia deliciosa!!!
Para completar, um grupo de chorinho nos agraciou com um repertório de primeira.
Parabéns aos três bares de Niterói. Espero voltar em breve!!
Um comentário:
Pessoal
Valeu pela visita, pois como agora estou um pouco afastado, é sempre bom rever a galera.
bjs
Rogerio
Postar um comentário