quinta-feira, 29 de abril de 2010

Degustação ABRADEG

Duas semanas atrás, participei, com o Ricardo Rosa, de uma degustação oferecida pela ABRADEG, com participação do Marco Falcone .



A degustação foi oferecida no Castelo dos Vinhos , um centro de referência de vinhos em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que abriu as portas para o mundo cervejeiro. Os ingressos eram vendidos para qualquer interessado por R$40,00 para degustar 7 cervejas. A minha amiga Deyse (DD) foi conosco.





O evento começou com uma pequena apresentação da ABRADEG - Associação Brasileira de Degustadores de Cerveja – feita pelo Marcelo Cerqueira e Pedro Padilha, presidente e vice-presidente da associação, respectivamente e seguiu com uma rápida palestra do Pedro e do Marco Falcone, cervejeiro da Falke Bier, sobre o mundo cervejeiro, tipos de cervejas, fabricação e serviço.

O Marco Falcone falou sobre a Falke Bier e suas cervejas e contou um pouco de como iniciou neste mercado cervejeiro, até darmos início, de fato, a degustação.
As seguintes cervejas foram degustadas:
1. Starobrno (República Tcheca)
. Tipo: Bohemia Pilsener
. Graduação: 5% alc.
2. Tucher (Alemanha)
. Tipo: Weissbier
. Graduação: 5% alc.
3. Falke Estrada Real (Brasil)
. Tipo: IPA
. Graduação: 7,5% alc.
4. Super Bock Abadia Rubi (Portugal)
. Tipo: Abadia/Specialty Beer
. Graduação: 6,8% alc.
5. Falke Monasterium (Brasil)
. Tipo: Belgian Trippel
. Graduação: 9% alc.
6. Demoiselle (Brasil)
. Tipo: Porter
. Graduação: 6% alc.
7. Falke Ouro Preto (Brasil)
. Tipo: Lager Dunkel
. Graduação: 4,5% alc.




A primeira cerveja me surpreendeu. Estava fresca e muito saborosa, com aroma e sabor leve de lúpulo, difícil de encontrar nas Pilseners Brasileiras. A Super Bock Abadia estava muito oxidada e a Falke Ouro Preto com um pouco de DMS. A Falke Estrada Real já é minha velha conhecida e favorita. Adoro as IPAs!!!


Ricardo fez uma breve apresentação da Demoiselle, sua cria, que também agradou bastante ao público, mas, sem dúvida, a estrela da noite foi a Falke Monasterium, que estava uma delícia!!!
No final da degustação conheci a Fabiana, Adriana (esposa do Marcelo) e a Ana Carolina (esposa do Pedro) que formam as “Beer Femme”, um grupo de mulheres que também se reúnem para degustar boas cervejas. Combinamos de fazer um encontro das FemAles Cariocas com as Beer Femme.

Antes de levantarmos da mesa, eu, Ricardo e DD, finalizamos cada um uma garrafa da preferida da noite.


Como nós não temos limites, saímos do Castelo dos Vinhos direto para o Beertaste, mas essa história eu conto no próximo post.... Saúde!!!

Nenhum comentário: