Como em minha pesquisa e durante a viagem percebi que ir sem nada programado pode tornar a visita a todas às micros difícil, decidi fazer um post informativo. Espero que ele seja útil, a rota é deliciosa e traz ótimas surpresas. A primeira coisa a saber é que todas as micro cervejarias têm bar anexo. Eles abrem entre 16 e 17h e funcionam, em sua maioria, de quarta a domingo, fechando à meia-noite. Mas é bom ligar antes para agendar e se informar sobre os horários de cada uma. Não pudemos visitar a Borck em Timbó, porque ela está passando por uma reforma e infelizmente não tivemos tempo para ir a Heimat, em Indaial e a Canoinhense do Sr. Rupprecht Loeffler.
Começamos a viagem por Pomerode (le-se Pomerôde) com os chopps Zehn Pilsen e Porter. Na verdade, foi só uma parada rápida no primeiro bar que encontramos (depois de tantos quilômetros rodados e com o dia lindo, o corpo pedia uma boa cerveja). As surpresas começaram logo a aparecer.
Chopp Zehn Escuro tipo Porter, aroma e sabor torrado, leve sabor de café com espuma cremosa
De lá partimos para a Schornstein (chaminé em alemão). Razão da nossa ida até Pomerode, a fábrica com bar anexo é uma graça. Aliás, toda a cidade é linda. As casas, quase todas no centro do terreno, têm jardins e calçadas super bem cuidadas, muros baixinhos e muita arquitetura Enxaimel. Um charme! Não é à toa que a cidade é conhecida como a mais alemã do Brasil.
Fábrica e bar da Schornstein
Na Schornstein, preciso agradecer ao Getúlio e ao Jonas pela simpatia e atenção – até a pousada que eles indicaram é uma graça. Não deixem de provar a comida típica. Como esse era nosso destino do dia - e era domingo de decisão no futebol, nos dedicamos a provar (e repetir) todos os chopps, bater muito papo bom e, claro, comer. Ali, conheci o Feijão do blog OBIERcevando, um dos primeiros que li quando entrei no mundo da cerveja. Mesmo com a Alice recém-nascida nos deu toda a atenção e tornou nossa viagem muito especial.
Na quarta, começamos pela Bierland. Agendamos a visita pelo telefone da cervejaria e chegando lá, fomos recebidos pelo Mestre Cervejeiro Ilceu Dimer. Era dia de moagem do malte e ele foi logo se desculpando pela aparência... Mais uma gratíssima surpresa, o Dimer era cervejeiro caseiro até se casar. Ficou felicíssimo com nossa visita, foi muito simpático e se mostrou interessado pela FemAle Carioca e pelo movimento das ACervas. Trocamos emails e endereços de blogs para estreitar o contato. A Bierland fabrica os chopps Pilsen, Weizen, Bock e o de vinho. Não provei o chopp de vinho que tem ótima saída na região (confesso que primeiro não tive vontade e depois acabou não dando tempo mesmo). Não consegui decidir qual gostei mais: se o Weizen, com 4,8%, bem equilibrado e totalmente dentro do estilo, ou se o Bock, com 5,8%, torrado e bem encorpado. Os dois são deliciosos. Eles também vendem o chopp em garrafas pet 2 litros, que eu trouxe para minhas amigas FemAles provarem.
Partimos então para a Eisenbahn. Vendida recentemente para a Nova Schin, impressiona pelo tamanho. É muito menor do que eu imaginava! São 200.000 litros de cerveja produzidos mensalmente. A fábrica funciona 24h e não é preciso agendar as visitas que acontecem até às 19:30. O bar anexo também é pequeno e super aconchegante. Com tantas opções deliciosas, me dediquei aos chopps - já que por aqui não o encontramos, e claro, a Eisenbahn 5 - minha preferida. Me surpreendi muito com seu sabor e aroma de lúpulo. Provei essa cerveja no Concurso Nacional das ACervas em Belo Horizonte e já tomei em muitas ocasiões mas em nenhuma delas havia sentido tão bem seus aromas e sabores originais. Como é bom provar uma cerveja fresquinha, que não sofreu com transporte e armazenagem! Claro que não resisti e trouxe a minha caixa, aliás também não resisti com tantos copos. Apesar de carinhos, não podia deixar de aumentar minha coleção.
E as surpresas não paravam de acontecer em nossa viagem. O Feijão fez a visita conosco, o Carlo Lapolli (cervejeiro caseiro) passou por lá, e ainda conversamos com o Jasson, garçon do bar. Ele contou de sua mãe Irene - que mora em União da Vitória e todo final de ano fabrica cerveja para a festa de Natal da família (que vontade de ir conhecer a dona Irene e a sua cerveja, que para o Jasson tem gosto de família. Uma pena ouvir que nenhum dos filhos se interessou pela fabricação e que a tradição vai acabar).
A Zehn produz 80.000 litros de chopp por mês. Nos estilos Pilsen, Pilsen Extra e Porter. Detalhe: nenhum de seus chopps é filtrado. Conversávamos com o Guilherme que nos explicava tudo quando fomos apresentados ao Sr. Curt, Mestre Cervejeiro da Zehn, que é pai do Claudio Zastrow (Mestre Cervejeiro da Schornstein). Também muito simpático, o Sr. Curt nos deu o protótipo da cerveja Weizen, feita no primeiro equipamento da Zehn, de 100 litros. Uma graça (esse equipamento, caberia na minha casa!!!). A Pilsen Extra com 5,5% é bem encorpada e equilibrada, além de ser um pouco mais escura que a Pilsen. Fomos presenteados com 2 long necks da Heller Bock, produzida para comemorar o 5° aniversário da cervejaria. Foi um presente especial, já que o chopp acabou de ser engarrafado depois de 220 dias de maturação. A Heller Bock é transparente, cor acobreada, bem oleosa, com pouquíssima carbonatação. No rótulo diz que tem 6,8% mas podemos jurar que tem mais.
Jantamos maravilhosamente bem no bar da fábrica e dormimos felizes com tantos encontros e descobertas.
7 comentários:
O post ficou ótimo, Lu! Parabéns!!! E a viagem... que inveja!!! Quero marcar uma também!
Bela viagem! Aguardamos ansiosas pelo encontro da Padoca, que disseram ter sido tudo de bom.
beijos
Querida, seu post ficou ótimo !!!
E a viagem parece ter sido deliciosa mesmo... tá bom, tá bom, tenho que concordar que foi um bom motivo pra você faltar meu aniversário DE NOVO !
Beijos e saudades,
Ruivinha
Oi Lu,
Muito legal o post hein!
Ficou muito rico em detalhes, que bela "estréia" rsrs.
A viagem realmente deve ter sido muito legal, fico feliz que aproveitaram e feliz por te-los ajudado um pouco a descobrir estas coisas boas que temos aqui na região. Fico esperando a próxima vinda, não só sua, mas da FemAle inteira rsrs.
Abraços
Feijão
obiercevando.blogspot.com
A próxima sou eu e, se tudo der certo, na última semana de junho estarei conhecendo tudo isso aí...
lu, parabens pela estreia! a viagem parece ter sido o maximo! bjs debora
Obrigada Gente.
A viagem foi realmente o Máximo!!!]beijos
Postar um comentário