terça-feira, 14 de abril de 2009

Cerveja com Pizza

Nós com Ana Cláudia, interessada em ser FemAle


Dia 04 de abril, na casa da FemAle Regina, realizamos a harmonização de pizzas com cervejas baseada no livro "He Said Beer She Said Wine", escrito por Sam Calagione e Marnie Old. Ele, ao trabalhar como garçom, fez sua iniciação no mundo das cervejas e logo começou a fabricá-las, assim como nós, no próprio apartamento, e gostou tanto, que fundou sua própria cervejaria, a Dogfish Head, cuja marca é a constante criatividade e inovação. Ela é especialista em vinhos. Juntos, eles promovem jantares harmonizando as mesmas comidas com vinhos e cervejas. O objetivo é competir, verificando qual das 2 bebidas leva a melhor nas harmonizações.

Sugestões do Sam Calagione


Nós realizamos uma das sugestões, mas só com cervejas, sem a participação do vinho. Acompanhem os resultados:

A primeira harmonização foi pizza napolitana com Eisenbahn Strong Golden Ale, que gerou controvérsias quanto à força das ervas prejudicando a potência da cerveja (que, diga-se de passagem, já não é mais a mesma). Outros concluíram pela boa harmonização.


Nem tão bom assim


A segunda apresentação foi pizza de cogumelos (shimeji, shitake e paris) com Eisenbahn 5. A maioria concordou pela harmonização.

Uma das melhores

A terceira pizza foi de tomate com molho pesto acompanhando Wälls Trippel. A grande maioria concluiu que foi uma boa harmonização apesar da leve oxidação da cerveja. A Lu achou que não foi tão bom pelo maior dulçor da bebida.

Valeu a pena


Em seguida tivemos pizza de pepperoni com Encorpada rauchweizen (cerveja caseira do Targino e do Duran). Foi ótimo, pois o sabor defumado e a alta carbonatação da cerveja suavizaram a força da linguiça.

Certamente uma boa pedida


Fizalizando as salgadas, tivemos pizza de gorgonzola com Füller's London Pride. Essa já não harmonizou tão bem, pois a potência do queijo prejudicou bastante a cerveja.

Separados sim, juntos não


De sobremesa rolou uma pizza de chocolate com nozes servida com Baden Baden Stout e uma Oatmeal Stout da Confraria do Marquês. A essa altura do campeonato estávamos tão cheias (satisfeitas, pra ficar mais elegante) de pizza, que não perguntamos mais nada pra ninguém por pura preguiça de anotar.

Foi bom mesmo assim


Tivemos como convidados dessa tertúlia (em ordem alfabética): Botto, Duran e Juliana, Maurinho Nogueira, Reynaldo Bastos, Ricardo Rosa, Targino e Bárbara, Tasso Marcelo, Tiago Dardeau e Mara.

Nós, FemAles, prendadas que somos, fizemos todas as pizzas.

Foi uma noite e tanto, que era pra ter sido uma matinê, começando às 18h, mas que virou uma mati-rave, terminando às 2h.




Cenas da próxima reunião: degustação da Duda Bier Rosas.

Um brinde com Rosas e até lá!

Nenhum comentário: