sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Os Biergartens da cidade de Bamberg, Alemanha

Sendo nosso próximo estilo o Rauch, iniciei já minhas pesquisas e descobri algumas coisas interessantes. Pra começar, uma rapidinha:
Bamberg tem a reputação de ser a 'Cidade da Cerveja' da Alemanha. Isso não só por suas 10 cervejarias, mas também pelos aconchegantes Biergartens, que lhe garantem essa posição especial.

A criação dos Biergartens acabou acontecendo por uma decisão do Rei Ludwig I da Bavária, que decretou que as cervejas só poderiam ser feitas durante o inverno, já que a fermentação deveria ocorrer a baixas temperaturas. Só que os cidadãos não queriam deixar de beber cerveja lager no verão. Então, os cervejeiros e cervejarias tiveram a idéia de construir grutas nas pedras das montanhas e estocarem lá suas cervejas (Bierkellers).
Para proteger as grutas do calor do sol, os cervejeiros espalhavam pedregulhos em cima das cavernas e plantavam castanheiros para proporcionar sombra.
Tudo começava no inverno

Ao subirem para pegar as cervejas, começaram a perceber que era mais agradável beber lá em cima do que no calor da cidade. Então, os Bierkellers passaram não somente a estocar cerveja, mas também a servir.

Bierkeller: criatividade das cervejarias e cervejeiros


O caso se espalhou rapidamente, e multidões de pessoas sedentas começaram a ir aos Bierkellers e Biergartens das montanhas, e lá foram instalando-se bancos e mesas. Cervejarias faziam filiais temporárias lá em cima e assim foi indo até que o Rei Ludwig I, a fim de dar uma vantagem competitiva aos restaurantes que não tinham suas próprias cervejarias, ou que não subiam com elas, proibiu de serem servidas refeições nesses bares temporários. Mas os cidadãos eram criativos, e começaram a levar pão, salsicha e queijo para comer nos Biergartens.

Hoje, os Biergartens são mais do que comuns e tradicionais, e servem comidas típicas e muita cerveja, mas a tradição de levar sua própria comida ainda se mantém


Biergarten em Bamberg

Ein Prosit!
Fontes: Amado Google e www.bamberg.de

2 comentários:

FemAle Talita disse...

Sehr gut!!!! Adorei o post.

Botto disse...

Tim tim !!!
Ficou a idéia de fazermos nosso Biergarten, pessoal.
2009 promete, e excelente o post.
Bjs,
Botto