quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A mais antiga do mundo

No nosso segundo encontro foi degustado às cegas o estilo Weiss, ou Weizen, trigo, proveniente do sul da Alemanha.

Freistaat Bayern – Estado Livre da Baviera

Pesquisando sobre o assunto pra fazer minha apresentação, já que fiquei encarregada desse segundo encontro, descobri que a história da Weihenstephaner é muito legal.


Rótulo azul e branco, cores da bandeira da Baviera (ou Bavária em latim)


Em 725, o Cornestone Weihenstephan, francês, foi enviado como missionário a Freising, Alemanha, e lá fundou, junto com outros 12 monges beneditinos, o mosteiro de Weihenstephan.
Documentos de 768 comprovam que os proprietários da região que plantavam lúpulo tinham de ceder 10% da produção ao mosteiro, para a elaboração da bebida.


Plantação de lúpulo


Mas foi só a partir de 1040 que o abade Arnold obteve licença para a comercialização da cerveja, que já era fabricada há mais de 3 séculos.
Até 1463 o mosteiro sofreu 4 saques e destruições, sendo sempre reconstruído
Em 1803, a cervejaria foi estatizada, e em 1930 foi agregada pela Universidade Tecnológica de Munique, com controle pelo Ministério da Cultura e da Ciência da Alemanha, sendo hoje referência em estudos e formação de mestres cervejeiros vindos do mundo todo. Possui, também, um banco com aproximadamente 150 tipos de cepas diferentes.


Weihenstephaner é a cerveja feita em Weihenstephan.


O interessante nessa história é que o 1º Bispo de Freising, o cornestone de Weihenstephan, fundador do mosteiro, foi canonizado e hoje é conhecido como São Corbiniano.

Diz-se que ele, ao viajar para Roma em seu cavalo, deparou-se com um urso, que matou e devorou o eqüino (em janeiro de 2009 a gente tira o trema). O monge repreendeu severamente o urso e, como castigo, o fez viajar com ele, carregando sua bagagem, tarefa do cavalo até então. E assim chegaram ao destino.


Chegada a Roma


Caramba, um homem que fundou um mosteiro, e nele fez uma cerveja digna de aplausos, realmente merece virar santo.

Ein Prosit mit São Corbiniano!


(Fontes de texto e fotos: internet em geral)

Nenhum comentário: