segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desbravando Bares em Salvador: Empório Jaguaribe


Há muito tempo (11 anos pra ser exata), queria voltar a Salvador. Fui com o Mauro aproveitando o feriado de São Sebastião aqui no Rio. Passamos por Imbassaí, Praia do Forte e Barra do Jacuípe. Pra quem não conhece, super recomendo esses três lugares fantásticos há apenas 70 km de Salvador. Praia do Forte soube crescer, toda organizada sem perder o charme, uma graça.


Imbassaí



Praia do Forte



Barra de Jacuípe

Mas o blog é sobre cervejas e é por isso o post.
Na sexta à noite fomos conhecer o recém inaugurado Empório Jaguaribe , dos amigos Bernardo e Nuno e do Tatu, terceiro sócio que mora em Natal e por isso não o conhecemos.


O bar é o primeiro especializado em cervejas de Salvador. Abre das 18 a meia noite. Apesar de pequeno e de ainda não estar do jeito que eles querem, é super agradável e bem montado. Fica dentro do simpático shopping Itacenter no bairro Patamares - Rua Haeckel Jose de Almeida, 177, loja 05. As mesinhas ficam dentro do shopping, as prateleiras estão lindas, cheias de cerveja nacional de boa qualidade. Hoje eles tem 3 torneiras de chopp, mas o Bernardo nos contou que outras 3 estão a caminho.




Adorei a luminária (ainda sem lâmpadas rs)

A casa serve petiscos e alguns pratos. Os que provei estavam maravilhosos, o espetinho de camarão estava suculento e muito bem feito. Vi uma porção de mini hambuguer no balcão e não resisti, pedi uma, também estava muito gostosa. O Mauro foi de isca de peixe e adorou. Fiquei curiosa com a carne louca, uma conserva de carne à moda paulista, mas não deu para provar. Ah! Os preços são ótimos, bem mais baixos do que estamos acostumados no Rio e São Paulo.







Lá conhecemos o Luis Avoletta associado da ACervA Baiana e dono da cervejaria Blaumer Bier com sua mulher Rita. Ele nos contou dos planos com a nano cervejaria ainda em testes, mas já em funcionamento. Infelizmente o chopp tinha acabado no Empório e não pudemos prová-lo. Mas segundo ele por enquanto são 3 estilos: Pilsen, Weiss, Porter, com a promessa de que virá uma India Pale Ale.



Mauro, Bernardo e Luis


Também teremos novidade em Imbassaí: o Adriano, cervejeiro caseiro da AcervA Baiana e o Leonardo Bies estão montando uma parceria para abrir uma micro por lá. Boa sorte aos dois!


Mauro, Lu (eu), Nuno, Bernardo, Luis e Rita


Como não podia deixar de ser, bebemos várias nacionais: Bierland Viena, Backer de trigo, Indica e 3 Lobos Pele Vermelha. A noite foi uma delícia, brindamos a arte dos encontros cervejeiros com uma Doubble Chocolate Stout que o Mauro levou e ainda deixamos duas outras enviadas de presente pelo Ricardo Rosa. O papo estava tão bom que tiramos poucas fotos.

Aproveito para postar fotos da visita feita pela Duda e Ricardo em dezembro, antes mesmo da inauguração do bar.



Bernardo e Nuno




Duda e Ricardo Rosa


Encerramos a noite com saideiras de Eisenbahn e Backer American Pilsen, depois do bar fechado, em um ótimo papo com o Bernardo.
No domingo, nos reencontramos para almoçar a moqueca de siri mole que o Mauro tanto queria. Seguindo a dica da Juciara, esposa do Nuno, simpatissíssima aliás, fomos ao Restaurante Cantinho do Mar, em frente ao falido Aeroclube. A Juciara tem um blog que devorei procurando dicas gastronômicas em Salvador, o degustandoemsalvador.blogspot.com . Infelizmente não tivemos tempo de conhecer as outras dicas, mas coloco aqui para quem for passar por Salvador: Paraíso Tropical na Cabula e Bargaço na Boca do Rio. Também fiquei muito curiosa com o Jardim das Delícias no Pelourinho, pelo que achei de informação enquanto navegava, parece que vale a visita.

O próximo encontro ficou marcado para o VII Concurso Nacional das ACervAs, no feriado de Corpus Christi em Piracicaba - SP.
Vida longa ao Empório Jaguaribe, à Blaumee Bier e a ACervA Baiana. Muito bom ver o mercado se expandindo com responsabilidade e profissionalismo.


Cheers!!!!


7 comentários:

Tatiana disse...

Que viagem legal, Lu.

Bernardo e Nuno arrasaram com o Empório.

Muito sucesso e um brinde!

Bernardo Lepikson disse...

Luciane,
Gostei muito do post, vcs são pessoas maravilhosas! O nome certo da cervejaria é Blaumer, e o Bargarço fica na Boca do Rio, numa rua atrás do Cantinho do Mar

Lu Tavares disse...

Oi Bernardo,
Obrigada, já consertei no post!
beijos

Juciara disse...

Lú, parabéns pela postagem, adorei!
E a Timbalada, fiquei curiosa para saber como foi....
Já postei no meu blog o nosso delicioso almoço baiano.

Apareçam sempre que puderem!
Bjs,
Juciara

Lu Tavares disse...

N Timbalada foi ótimo. Confesso que não tinha nem pensado em ir. Mas adorei conhecer, o espaço é MUITO maneiro, apesar de estar muito cheio adoramos!!! Mais uma vez obrigada
beijão

Katia Bonfadini disse...

Meninas, estou sumidaça, mas adoro vir aqui e acompanhar as degustações de vocês, assim como as novidades em termos de cervejas que aparecem nos mercados! Temos viajado bastante e acabamos de voltar de Blumenau. Visitamos os bares das cervejarias do Vale do Itajaí e curtimos a Festa Pomerana, em POmerode, cheio de stands de cervejarias locais. Adoramos! Um beijo enorme pra vocês!!!

Aline Campinho disse...

Olá! Sou de Salvador e vou ao Rio com uma frequência quase mensal - assuntos apaixonantes, sabe? ;) O meu segundo prazer, e essencial pra manter aquela chama acesíssima, é que ele (o assunto rs) é um fiel bebedor de cervejas e me ensinou MUITO - ou tudo sobre elas... infelizmente aqui em Salvador é difícil achar... Mesmo seu post sendo de janeiro/12, só ouvi falar do EJ há pouco mais de um mês e amanhã, quero levar meu carioca (direto do aeroporto) pra lá! Fiquei muito feliz com seu blog e me deu uma ideia maravilhosa de copiá-las por essas terras baianas, se assim voces me permitirem!! Abraço e parabéns!!!