terça-feira, 5 de abril de 2011

Degustação de Cervejas Americanas – Dose Dupla

Voltamos de viagem dos Estados Unidos com, apenas, meia dúzia de cervejas na mala. Distribuímos os “presentes” e marcamos duas degustações para entregá-los e degustá-los! Claro que a gente não podia ficar de fora.

A primeira degustação foi aqui em casa. Convidamos os presenteados Mauro, Tiago e Diego, e os acompanhantes, Paty, Lu, Laura, Luisa e Pedrinho. Mais eu e Ricardo.

Tomamos umas Fornicales (Ricardo Rosa) até todos chegarem e partimos pra degustação.

Começamos a noite com a Double Jack, da Firestone, uma double IPA, com 9,5% de álcool. Iniciamos com uma das melhores da noite. Bem lupulada, mas equilibrada. Álcool imperceptível. Maravilhosa!!!

A segunda cerveja foi a Stone Old Guardian Belgo, uma Barley Wine com 12% de álcool. Com bastante corpo, pouco doce e álcool perceptível. Aroma com notas condimentadas e frutadas típicas de um fermento belga. Também uma delícia!

A terceira da noite foi a Barrel-Aged B.O.R.I.S. Imperial Stout, da Hoppin Frog, com 9,4% de álcool, envelhecida em barril de whiskey. Um pouco mais doce e com aromas de baunilha, frutas vermelhas e carvalho.

Pra finalizar, degustamos a Improvisación Oatmeal Rye India-style Brown Ale, com 9% de álcool. Apesar do nome tentador, foi a mais fraca da noite. Pouco corpo e aromas leves.

Para acompanhar o primeiro dia de degustação, preparamos uma mesa de frios, pastas e pães e finalizamos com um penne ao pesto.

A outra parte dos “presentes” só podia ser para a FemAle Carioca. Marcamos a segunda degustação das cervejas de Nova Iorque na casa da FemAle Lu.

Começamos a noite matando as saudades do Tiaguinho, nosso mais novo mascote, e entregando o presente de aniversário, mais que atrasado, da Flavinha.

Enquanto passávamos o Tiaguinho de colo em colo, iniciamos a degustação.

Como sempre, além das duas cervejas da viagem, surgiram algumas outras! Degustamos 7 cervejas:

1. Due 2010 – Dubbel – 6,5% alc - cerveja produzida pela Bamberg pelos dois anos do Melograno. Bem equilibrada, aromas belgas. Uma delícia!

2. Fogo, Paixão e Lúpulo – IPA – 6,5% alc – cerveja produzida pelo Mauro Nogueira, para o bloco de carnaval brega Fogo e Paixão. "A vida é doce, a vida é mel, a cerveja é amarga...". Como todos sabem, IPA é a especialidade do Maurinho. Essa não fugiu da regra e estava maravilhosa!

3. Tô Sem Freio – Irish Red Ale – 5% alc – cerveja produzida por mim, para ser a lembrança do casamento de dois amigos: Lelê e Zé. Com o objetivo de agradar ao maior número possível de pessoas, leigas em cervejas artesanais, produzi uma cerveja leve, com pouco amargor, mas saborosíssima!

4. Saison DeLuxe – Southampton – 7,4% alc – primeira trazida da viagem. Aroma de especiarias delicioso, corpo médio e um pouco doce, fugindo um pouco do estilo.

5. Saison “de ma Maison” – 6% alc – cerveja produzida por Ricardo Rosa. Um pouco frutado no aroma, bastante seca e com um sabor maravilhoso!!

6. Wheat Wine – Barley Wine de Trigo – 10% alc – cerveja escura de trigo feita com malte torrado, produzida por Mauro Nogueira. Bem encorpada e saborosa. Aroma frutado, tostado e chocolate. Foi um sucesso!!

7. Full Sail – Bump in the night – Black IPA – 6,5% alc – segunda cerveja trazida da viagem. Pouco corpo e pouco sabor. Gostosa, mas sem nada de especial.

Resumo do segundo dia de degustação: As nossas estavam muito melhores do que as deles!!!! Parabéns aos cervejeiros caseiros que cada vez mais nos impressionam, com cervejas bem elaboradas, saborosas, encorpadas e equilibradas.

Continuamos a noite bebendo Fornicale e Wheat Wine. Tudo foi acompanhado por entradinhas deliciosas preparadas pela dona da casa e por um risoto de açafrão com carne assada na cerveja, preparado pelo Maurinho. Maravilhoso!

Saúde!

Nenhum comentário: