quarta-feira, 15 de julho de 2009

Cervejaria Bode Brown Ale - Curitiba - PR

Era uma vez, no Recife, um casal e 6 filhos. O patriarca, seu Oscar, foi então convidado a trabalhar em qualquer cidade do Brasil que escolhesse, exceto a que já morava. Em conversa com a família, resolveram lançar seus destinos na mão da sorte: escreveram todas as nossas capitais em papéis e pediram ao caçula que sorteasse o local da próxima moradia. Saiu Curitiba.

- Não gostei não – decretou o pai – Vamos sortear de novo.

E, assim, botaram nas mãos do primogênito o desafio de retirar novamente o papelzinho derradeiro. Curitiba.

Não teve mais jeito. Lá se foram os migrantes, de Recife direto pro sul do país, tremer, involuntariamente, os joelhos na noite gelada da capital paranaense, direto dos 30°C pros 4°C.

Quando seu Oscar perdeu o emprego, trocaram os livros da família por legumes, mas não saíram de lá. Finalmente, se levantaram, e alguns filhos formaram, 18 anos depois, a Bode Brown Ale.


O nome já é outra história.

A família era tradicionalmente criadora de bode, que é o animal do sertão, da caatinga, que representa a força do nordestino, a garra de quem luta pela própria sobrevivência, muitas vezes saindo de sua terra por melhores condições de vida. Por isso o Bode. Dizem também que é o único animal que manda você beber: béééébe

O Brown é uma homenagem e evocação do swing alegre de James Brown. Ale é o estilo preferido do Samuel Cavalcanti, um dos filhos do Seu Oscar, e grande idealizador de tudo.
Antiga cozinha de 100 litros

Acabaram de trocar essa cozinha da foto por uma de 250 litros. Ainda está em fase de aperfeiçoamento e não foi lançada nenhuma cerveja no mercado. Mas decidi fazer um post sobre essa cervejaria, ainda com produções experimentais, por amor à cultura cervejeira, por admiração de ver em uma pessoa um espírito de entusiasmo genuíno.


FemAle esteve aqui
O Samuel fez de sua cervejaria um “Projeto Cerveja”, que não só produz a nobre bebida, como tem, à disposição de qualquer um, uma mini biblioteca com todos os seus livros e DVDs, desde os mais variados estilos aos primeiros passos do cervejeiro caseiro; espaço para cursos; venda de insumos em pequenas quantidades e pequenos equipamentos para o caseiro. Sua simplicidade e paixão são encantadoras, contagiantes e moram nos detalhes, no perfeccionismo de tudo que ele faz e divide com quem quer que seja.

Espaço para cursos

Balcão de vendas de equipamentos e insumos em pequenas quatidades


Minha paixão. Se eu morasse em Curitiba morreria de frio, mas antes disso leria toda a biblioteca do Samuel.

Esperemos suas cervejas em lindas garrafas, feitas exclusivamente para a Bode Brown.
Quem antes não conhecia
Cervejaria do Bode,
de logo já tem exemplo
daquele que luta e pode
trazer cerveja de elite
para irrigar seu bigode.

Samuel deixou a chã
vizinha do Ceará,
partiu para Curitiba
capital do Paraná,
mostrando o que o bode faz
pra aquela gente de lá.

Quem quiser ter o sabor
de uma cerveja famosa,
com a Cerveja do Bode
se faz amigo e diz prosa,
pois ela é como cabrita
é braba mas é gostosa.
Longa vida à Bode Brown e à ACervA Paranaense (aproveitando a oportunidade)! Esperamos vocês e suas deliciosas produções em outubro.

6 comentários:

Rodrigo Campos disse...

Não posso deixar de alimentar uma curiosidade sobre as produções futuras da Bode Brown. Já li um comentário de que pretendem fazer cervejas nos estilos ingleses. Caprichem aí, pois tem um aqui que está com muita vontade de provar!

Desejo boa sorte na empreitada.

Ricardo Rosa (Cervejarte) disse...

Tati, lindo texto, embelezando ainda mais uma ótima história! Samuel, muito bacana a iniciativa de criar esse ambiente pra Bodebrown. Estão ambos de parabéns!
Abs,
Ricardo

FemAle Talita disse...

Tatinha, sua sensibilidade é de emocionar mesmo. Fiquei arrepiada e pau da vida de não ter passado na Bode Brown no meu caminho pra Santa Catarina. Mas qualquer hora vou me convidar pra ir lá, rs. bj

Fábio Portella disse...

Ola Tati! Parabéns pelo artigo. Como consigo o contato desta cervejaria? Sou de Curitiba, se puder me envia uma mensagem ou email por favor.
Obrigado,
Fábio

Anônimo disse...

Olá, só deixar meus parabéns pelo post. Conheço a Bode aqui de Curitiba. Muito boa!

Anônimo disse...

Muito legal este post. Não conhecia a Bode nem a sua história. Uma história de vida de uma família que guarda com carinho suas origens. Sucesso à Bodebrown! Em abril quero passar lá e conhecer.
Boger