segunda-feira, 27 de junho de 2011

Na Estrada: Floripa - Academia da Cerveja

Rumo ao VI Encontro Nacional de Cervejas Artesanais, sediado pela ACervA Catarinense, na deliciosa ilha de Florianópolis, tivemos um incrível feriado.

VI Encontro de Cervejas Artesanais
No mesmo voo foram Tati, Botto, Lu, Maurinho, Rafa Oliveira, Dani, Sergio Buzzi (Penedo/RJ) e Cristiam Nazareno (Juiz de Fora/MG). Fretamos uma van e fizemos um city tour pela Ilha, que culminou numa excelente sequência de camarão na Barra da Lagoa.
 
Cervejeiros do RJ e MG já em Floripa
À noite, fomos recepcionados na Academia da Cerveja. Esse bar tem 2 aninhos de vida, mas sua história é bem longa, embrionária da cultura cervejeira no Brasil.



O Junior tinha uma padaria, também conhecida como Padoca, que vendia cerveja comum. Num belo dia de 2003, por engano, entregaram-lhe Bohemia Weiss em vez de Bohemia regular; e ele, injuriado, estocou aquela coisa cara sem botar pra vender.  Seu salvador veio a ser o manezinho da ilha Marco Zimmerman, caseiro da AC Catarinense, que, estando na padaria e vendo um anúncio da Bohemia Weiss na Revista Veja, aberto no balcão, desafiou o Junior: “se vc tiver essa cerveja, com esse copo, eu bebo aqui”.

No mesmo dia em que o Junior conseguiu o copo, ele avistou o Zimmerman passando do outro lado da rua e assobiou. Daí, começou a história da Padoca com belas cervejas, incluindo o dia em que ele, todo suado, atrás do balcão, viu um belo carro parar na frente de sua padaria, e dele sair Juliano Mendes, dono da Eisenbahn, que lhe disse "sabias que tu és o bar que mais vende Eisenbahn no Estado, depois do bar da fábrica?”.

FemAles Tati, Regina e Lu com o Junior
 A Padoca ficou pequena, e o Junior, junto com amigos, abriu a Academia da Cerveja, que fica no bairro de Trindade, e tem um vasto cardápio de cervejas, chopps Eisenbahn, copos corretos, garçons atenciosos, ótimo clima de animação, um segundo andar pra lá de aconchegante, muito bem decorado, e sanduíches com nomes de lúpulos.

A famosa Academia da Cerveja
Os sanduíches com nomes de lúpulo têm um pão delicioso


Toda quinta-feira tem a “5ª bica”, um chopp convidado. No dia do chopp Colorado Indica, os 50L se esvaíram em meros 40 minutos.

Alguns dos Chopps
Vale muito destacar que o Junior patrocinou em 2007, no II Concurso das ACervAs, a participação do Raphael Tonera, caseiro da AC Catarinense. Para nós cariocas, organizadores do Concurso, foi uma grande surpresa um caseiro patrocinado, ainda mais por uma padaria. Era só o começo de uma bela história.
Coruja, de POA, uma das cervas vendidas lá, e a vasta geladeira

O Junior lavando uma louça no fim da noite; e minhas anotações


E assim, em grande estilo, na Academia da Cerveja, comemoramos, após a meia-noite, o aniversário da FemAle Regina.

Olha a FemAle Regina com um litrão de chopp Eisenbahn
Não satisfeitas com a visita de quarta, voltamos na quinta, pra um segundo round de Academia. 


Com nossa madrinha, Katia Jorge, e sua filhota
Carol Bender, da Seasons (POA), e Ingrid, da Maltemoiselles (SP)
 
Com Falcone (esquerda) e Sadi e Sr. Werner (direita)



Parabéns ao Junior, por seu entusiasmo e belo bar. Longa vida à FemAle Regina e à Academia da Cerveja, eleita em 2009 e 2010 o melhor chopp pela Veja Comer e Beber!

Um comentário:

Ingrid Calderoni disse...

Parabéns Regina! Muitos anos de vida, e parabéns ao Júnior pela Academia - Floripa precisava de uma boa iniciativa cervejeira como a sua ;)