Após passar o sábado com a ACervA Carioca, Pete Slosberg, ícone da cerveja artesanal, fundador da Pete's Brewing Company e do Cocoa's Pete, veio à minha humilde cozinha no domingo de manhã, 22 de agosto, para me ensinar a fazer chocolate de extrato de malte.
O extrato utilizado foi o DME, Dry Malt Extract, trazido para o Brasil pela Brazil Ways.
Como não acredito que o segredo seja a alma do negócio, repasso as informações.
Para a brincadeira deliciosa vamos precisar de:
1) 200g de barra de chocolate de ótima qualidade, de preferência com pouco açúcar, como aquelas com não-sei-quantos-porcento-cacau, amargo, etc. Senão, o doce toma conta do sabor do DME.
2) 200g de creme de leite fresco
3) 5 colheres de sopa de DME, aproximadamente (o limite é quando você achar que já não dá mais pra botar);
4) cacau em pó.
O modus operandi:
O montante de creme de leite deve ser o mesmo de chocolate, por isso pesamos o creme de leite na panela e esquentamos até antes do ponto de fervura.
Enquanto esquenta, partimos a barra de chocolate em pedaços bem pequenos.
Quando o creme de leite fresco estiver aquecido, desligue o fogo e jogue as colheres de DME uma a uma, mexendo sempre e ao mesmo tempo, pra não empelotar. Jogue tanto DME quanto lhe parecer que não dá mais pra botar, por estar já muito pesado.
Depois, num pote maior, ponha o chocolate bem picado, leve ao microondas por 40 segundos, para que amoleça um pouco, e depois jogue esse creme de DME. Mexa até o chocolate dissolver por completo. Cubra com um plástico e leve à geladeira até ficar sólido.
Nesse ponto, pegue a mistura com uma colher e faça bolinhas com as mãos. Jogue a bolinha num pote que contenha cacau em pó. Não economize, pois se a bolinha não estiver toda coberta, quando alguém pegar pra comer, o chocolate grudará nas mãos da pessoa (deve ser por isso que brigadeiro tem aquele granulado.rs).
Nesse ponto, pegue a mistura com uma colher e faça bolinhas com as mãos. Jogue a bolinha num pote que contenha cacau em pó. Não economize, pois se a bolinha não estiver toda coberta, quando alguém pegar pra comer, o chocolate grudará nas mãos da pessoa (deve ser por isso que brigadeiro tem aquele granulado.rs).
Agora temos boas e más notícias: a boa é que isso fica uma delíciaaaaa! E a má é que, até onde eu sei, o DME não será mais importado. Como aqui todos os cervejeiros já começam a fazer cerveja all grain, o extrato não teve muito sucesso. Mas a criatividade do brasileiro não vai deixar isso atrapalhar. Eu, por exemplo, já estou com ideia de botar bagaço de malte nesse chocolate, ou fazer com o pó do malte bem triturado no liquidificador. O céu é o limite!
Depois é só tentar hamonizar a trufa com uma cervejinha. Aqui tem um guia bem básico, que pode servir de ponto de partida!
Um brinde ao dia de fazer trufas de malte!
2 comentários:
FEMALE,
EU QUERIA COMPAR, NÃO TENHO NINGUÉM PARA FAZER ISSO PARA MIM E DEVE SER UMA GOSTOSURA!!!
FALA SÉRIO!
E POR ESTA RAZÃO VOU ATÉ LHE FAZER UM CONVITE:
O MEU BLOG: “HUMOR EM TEXTO”,
DESTA SEMANA, FALA SOBRE NOSTALGIA,MAS NÃO É UM DRAMALHÃO DE NOVELA , E SIM COLOCAÇÕES OTIMISTAS E ALEGRES SOBRE O TEMA.
SERIAM MESMO, ESTAS LEMBRANÇAS DO PASSADO E CERTA DESILUSÃO COM O QUE ESTAMOS ASSISTINDO, SOMENTE NOSTALGIA, OU VIVEMOS UM NOVO MUNDO DE ESPERANÇAS?
E CREIA,SEU COMENTÁRIO É MUITO MAIS IMPORTANTE QUE A MINHA CRÔNICA.
FICAREI HONRADO COM A SUA PRESENÇA.
UM ABRAÇÃO CARIOCA.
Que receita interessante, hein??? E as trufas ficaram com uma cara boa... adorei!!!! Bjs!
Postar um comentário