segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Na Estrada: Mar del Plata - Argentina

O final de semana de 14 de agosto foi dedicado ao 3º Festival de Cerveza Artesanal da Argentina, em Mar del Plata.

Eu já havia ido ao 1º, que aconteceu em Santa Fé, em 2008, e saí encantada com toda a organização e alegria da galera. Por isso não hesitei em voltar esse ano.

O evento já começou quinta-feira, 12, na Cervejaria Buller, no elegante bairro da Recoleta. O mestre-cervejeiro de lá, Ricardo Muhape, já foi por 2 vezes nosso jurado aqui no Brasil. Ele faz uma IPA bem gostosa, que merece nossa visita.


Modelando com a stout da Buller!

O encontro teve cerveja caseira, comidinhas bem gostosas, e muito chopp da Buller.


Nestes cornélius estão uma oatmeal stout e uma lambic com framboesa muito gostosas, do caseiro Ricardo Aftyka. Essa lambic me conquistou porque a acidez estava bem suave, segundo Aftyka, por conta do ácido lático utilizado.

A festa estava com brasileiros do RS, que marcaram bonita presença na viagem, caseiros de diversos estados argentinos, e uruguaios. Estes foram representados por Rodrigo e Cecília, que fazem a cerveja Cabesas Bier (que faturou o 3º lugar na Brown Porter, no V Encontro das ACervAs de Porto Alegre, em junho de 2010).

Eu e Botto com Rodrigo e Cecília de Tacuarembó, Uruguai (que povo gente boa! O Rodrigo prometeu que no encontro da FemAle de abril cozinhará um belo menu pras meninas)


Que metida, minha internacional caneta-polvo nas mãos do queridíssimo Santafesino Esteban.


Essa integração Argentina-Brasil é mesmo maravilhosa. Nunca pensei em chegar à Argentina e encontrar tantos rostos conhecidos, tantos amigos, tantos hermanos, me orgulho de assim dizer!

Gaúchos, Santafesinos, Uruguaios e Cariocas num só coro: Somos Cerveceros!


Já na sexta pegamos 5 horas de viagem pra Mar del Plata (pro carro do Esteban, que eu estava, acabaram sendo 8 horas, já que passei mal e me levaram pra um hospital municipal fofíssimo na bucólica cidade Lezama. Sem palavras para agradecer ao Esteban e ao Horacio, que ficou contando piadas enquanto eu estava no soro. rs).

No sábado, na hermosa cidade de Mar del Plata, participamos de um dia todo de muito aprendizado, com palestras muito interessantes para cervejeiros.

As palestras foram nessa linda casa à direita, a 0°C


A Associação Somos Cerveceros é muito profissa. À esquerda, a ficha de associação. À direita, o quadro de palestras.


Bonito de ver que as microcervejarias Antares, Buller e o grupo de caseiros Somos Cerveceros andam de mãos bem dadas.


Palestra dos Mestres Cervejeiros Martín Boan e Carolina Pérez. Sabem tudo de cerveja! Um prazer aprender com a generosidade deles.


Apresentação da Associação Somos Cerveceros. Da esquerda pra direita: futuro e antigo secretários, e antigo e futuro presidentes. À extrema direita, o empenhado Daniel Llinas, digno de aplausos por seu incansável trabalho pela cerveja.


Seguiu-se então a palestra com a figura da cerveja artesanal: Pete Slosberg, criador da cerveja Pete's Wicked Ale, entre outras, que originou o estilo American Brown Ale.

A história dele é fantástica. É um grande missionário da divulgação da cerveja pelo mundo. É extremamente humilde e generoso. Foi um prazer tê-lo conhecido. Além de cerveja em casa, ele faz também chocolate, que levou para harmonizar com cerveja Antares na festa de domingo. Rimos muito com sua palestra.

Ele é O Cara!


Esse é o Pete, antes da cerveja, quando era motorista de táxi.


Como se isso tudo não bastasse, veio uma palestra com o renomado Randy Mosher, designer, escritor, homebrewer, sabe-tudo, generoso, simpático... rs. Me deu algumas dicas de homebrewing e um grande incentivo pra continuar na nobre arte!

Randy e outra figura louca, o Vittorio, do incrível Bierkeller! Esse mundo da cerveja é fantástico!


Tietei também o Ricardo Muhape, da Buller.



A bonita festa dos brasileiros: Gaúchos, Cariocas, Catarinenses, os Falcone, Marcelo Carneiro, P. Schiavetto e Amanda Reitenbach.


À noite, o Somos Cerveceros nos disponibilizou transportes escolares, que nos levaram à fábrica da Antares, onde rolou uma grande festa.



Várias chopeiras com caseiras muito boas, sanduíches de pernil, cachorro quente...



... e um belo show de rock de uma banda formada por cervejeiros. O máximo dos máximos!


Esse foi o grupo que começou tudo: os cervejeiros de Santa Fé, que levaram a cerveja pra Argentina toda! A famosa Velha Guarda!


A noite foi animada! Os amigos-hermanos de Santa Fé!


Domingo tivemos à tarde uma brassagem comandada pelo cervejeiro Pablo, com a boa ajuda do Randy Mosher. O estilo não lembro, mas os 24 litros levaram 1kg de dulce de leche com casca de laranja na fervura.


Também houve degustação de cervejas, exposição de equipamentos e insumos cervejeiros...


... e uma bela harmonização de chocolate caseiro, feito pelo Pete Slosberg , com cervejas Antares. Inacreditáveis os sabores e qualidade do chocolate.


Galera observando o Pete explicar sobre a harmonização!


Randy provando sua cerveja com doce de leite e casca de laranja! Também botei meu dedinho lá pra provar.


Já ia esquecendo de dizer que a Antares fez uma cerveja com erva-mate especialmente pra visita do Randy, com o desenho dele no rótulo. Gostei muito e trouxe 1 garrafa pra próxima reunião da FemAle Carioca.

Eu e meu já amigo, a essa altura do campeonato. rs.


À noite começou a grande festa de premiação do concurso realizado. Foi muita cerveja, muita gente, muita comida boa sendo vendida e ótima música.

Não poderia faltar o brinde das ACervAs Gaúcha (Leo Sassen e J. Gitzler) e Carioca (Botto e Tati).


Pizza-cone e empanadas!


Os Santafesinos arrasaram na premiação, e o medalhista de ouro da categoria Oatmeal Stout foi o queridíssimo Daniel Llinas. Ele merece! Parabéns!


Botto e Tati com o amigo-vencedor Daniel Llinas!

Parabéns a todos os organizadores dessa linda e muito bem organizada festa. Ano que vem será em Santa Fé, terra de cerveceros ( e dos mais gostosos alfajores). Imperdível!

Unidos por 1 só causa: Somos Cerveceros!

Um Brinde!

4 comentários:

Bernardo Couto disse...

Muito legal, fiquei muito curioso para saber o resultado de uma cerveja com doce de leite. Nunca imaginei uma mistura destas... nem sei o que esperar.

Sobre o incentivo aos homebrewers do Randy Mosher, escrevi um post só sobre isso, depois vê lá o que acha.

beijo,
Bernardo
http://hominilupulo.blogspot.com/

Zé Raimundo Padilha disse...

Me deu muita vontade de ir.

Ano que vem não perco por nada nesse mundo!

Beijo.

Padilha
http://almocario.blogspot.com/

Katia Bonfadini disse...

Que máximo esse evento, meninas!!!! Adoro o BULLER PUB da Recoleta!!!! Já estive lá três vezes e da última, levei minha família inteira!!!!! O blog de vocês é o máximo e estou ansiosa pra divulgá-lo no meu cantinho virtual na sexta!!!!! Na quinta-feira estarei lá em Ipanema pra provar algumas Delirium Tremens e tentar levar algumas daquelas taças fofas com o elefantinho pra casa, se o preço não for exorbitante, rsrsrsrs! Grande beijo!

Alex Mecenas disse...

Já pode entrar no Calendário Anual aqui no Brasil...rss

Tb quero ir...