Pilsener, Pils, Pilsen. O estilo de cerveja mais conhecido e consumido no país é uma variação mais leve e menos amarga da original Urquell. Produzida desde 1842 na cidade de Pilsen (daí o nome), na região da Bohemia (atual República Tcheca), a Urquell é uma cerveja lager (de baixa fermentação), com o amargor característico do lúpulo Saaz.
As Pilsen originais, de acordo com o BJCP (Beer Judge Certification Program), são mais encorpadas, amargas e aromáticas do que as servidas no Brasil. São três subestilos descritos pelo programa, a German Pilsner, Bohemian Pilsener e Classic American Pilsner. As três são claras, douradas e transparentes com amargor variado e teor alcóolico chegando no máximo a 6%. A cerveja deve ser servida a uma temperatura média de 4º C. A German e a Bohemian são um pouco mais amargas e alcóolicas do que a Classic American, estilo que inspira a maior parte das cervejas comerciais do Brasil.
Em nossa primeira degustação acabamos por exagerar na quantidade de cervas e experimentamos 14 delas, na seguinte ordem: Antares, Eisenbahn Orgânica, Eisenbahn Pilsen, Kaiser Gold, Austria, Baden Baden Cristal, Mistura Clássica, Isenbeck, Bitburger, Wernesgrüner, 1795, Wäls, Czechvar e Tcheca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário