sábado, 31 de janeiro de 2009

Stout




Nosso encontro de 30.01.09 foi de degustação de cervejas Stout. E tivemos a presença da Ana Cláudia, primeira candidata à FemAle Carioca, e do maridão dela, o cervejeiro Reynaldo Bastos.



Ricardo e Reynaldo



De rótulos, tivemos Baden Baden Stout, La Brunette, Guinness Draught, Guinness Special Export, Harviestoun Old Engine Oil e Ommegang Chocolate Indulgence (nova iorquina) sendo esta trazida pelo Ricardo Rosa dos EUA.




Degustadas

Merece um post a parte


A Ommegang tem espuma cremosa, bege escura e duradoura. Tem a presença forte do chocolate e de café também. Traz baunilha, chocolate e torrado no aroma. No sabor tem chocolate e café. O amargor elevado é bem característico do torrado.

A La Brunette, com validade até julho de 2009, estava com problemas e não pudemos perceber nada que não o acético. Uma pena, pois sei que é uma boa cerveja.

Em seguida veio a Old Engine Oil, que tem 6% v.v. Cor negra, espuma bege-médio, de média durabilidade. Aroma beeem torrado, de bastaante malte chocolate. Muito sabor de chocolate, com um amargor beeeem intenso, proveniente do torrado.

Guinness Draught
Espuma bege bem clarinho, duradoura. Pouco aroma de café e torrado. Cerveja com pouquíssimo corpo, sabor e persistência. Uma covardia perto das outras.

Guinness Special Export
Aroma de diacetil bem perceptível, aceitável para o estilo quando é baixo. Álcool, torrado. Chocolate presente no sabor, também café. Licorosa. Amargor do torrado médio a alto e persistente.

Baden Baden
Excelente formação de espuma. Bege escuro. Boa duração. Aroma de torrado, bastante chocolate, até meio perfumado. Sabor de chocolate, com amargor bem elevado e de média durabilidade.

Como esse encontro começou mais tarde, fizemos uma degustação meio às pressas, por isso anotamos poucas coisas e não usamos nossa ficha de degustação.


Cabe também outra observação. Gosto não se discute, e nós estamos aprendendo a avaliar as bebidas, a FemAle é um treinamento, uma busca de aprimoramento (além de uma fonte de diversão inesgotável) mas quando criticamos abertamente uma cerveja em um post, o que deve ser feito com muita cautela, nada mais é do que uma opinião do grupo assumida de forma unânime. Só escrevo que uma cerveja é fraca, ou ruim, quando o grupo todo entende assim.


Finda a degustação, pulamos pra harmonização e iniciamos a comilança com Bruschettas, especialidade da Lu. Depois o menu foi todo da Talita: Salada colorida, Quiche de parmesão, e Brownie com sorvete e calda de chocolate pra sobremesa.





À certa altura da noite, os meninos não aguentaram a pressão e sucumbiram ao charme de Morfeu, deus do sono. Ressalvados Tiago e Tasso que permaneceram inteiros até o fim.



Cada um se jogou prum lado





Nana nenê


Mas nós adoramos, pois foi a deixa para a mais doce vingança de todas as estripulias feitas conosco .

Com o Botto

Mauro achocolatado. Detalhe ao fundo: Ricardo na sarjeta.


Só Tiago e Tasso se mantiveram de pé

A noite acabou umas 4h da manhã, ou Deus sabe quando, pois os neurônios estão me abandonando – bando de ingratos!

Um brinde!


3 comentários:

Stela Patrocínio disse...

kkkkkkkkkk
não consigo parar de rir

Parabéns pelo blog, mulheres!

Ana P. disse...

Moças, parabens pelo blog!!! Encontrei-o numa busca do google por "Engine oil beer rj" e gostaria de saber onde posso comprar uma garrafa dessa da Old Engine Oil no RJ? Não encontro...
Se puderem responder, agradeço!!!
Ana P.

Tatiana disse...

Pitoreski,

Vende no Farinha Pura, supermercado que fica dentro da Cobal do Humaitá, e no Beertaste, bar que fica no shopping Cittá América, na Barra da Tijuca.

Existe tb a delicatessen Nygri, na Tijuca, mas não sei se vende. É legal dar uma ligada pra todos esses lugares antes de ir. Eles informam por telefone.
bjs