terça-feira, 11 de abril de 2017

Cerveja nova no pedaço, encontro de março


 Preconceito: pré-conceito, sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância.

Verdade seja dita. A maior parte dos cervejeiros caseiros do Brasil tem preconceito contra o  extrato do malte, diferente do que acontece nos EUA, berço da revolução da cerveja artesanal. Eu confesso que sempre tive um baita preconceito. Mas, verdade seja dita de novo, há tempos não faço cerveja muito por conta da falta de... tempo. Passar aproximadamente 8,9,10 horas em frente a uma panela fumegando tem me deixado preguiçosa. O lazer é curto, principalmente quando se tem um moleque de 6 anos em casa, e o trabalho da cerveja de panela é longo.


Extrato da BR Craft, das FemAles Dani e Lu
Em tempos modernos temos mesmo é que combater o preconceito e estarmos abertos para novas experiências. Foi por isso que, quando a Dani sugeriu fazer uma cerveja da Female com extrato de malte para mandar para o Concurso Nacional que acontece este ano em Natal (como de hábito, no feriado de Corpus Christi), todo mundo se empolgou. E quando ela disse que em duas, três horas, a bichinha estaria fermentando... AfemariaAle, aí mesmo que eu me empolguei. 

Cerveja escolhida: Vienna. Receita programada. Local definido: casa da Duda. E lá fomos nós brassar, com extrato da da BR Craft, distribuidora da insumos cervejeiros das FemAles Lu, Dani e de seu marido Rafael (Augusto) Oliveira.

Água


Malte
Fermento

Lúpulo










A
Conseguem sentir o cheirinho do malte??






A cerveja, que ainda não foi batizada, está terminando de fermentar na casa da Duda, já no final do descanso do diacetil (eca). Nesse encontro, tivemos a participação dos maridos Rafa (Dani), Luiz (Flavinha) e Ricardo (Duda), além dos lindos mascotes Tiago, Felipe e Dani. Tomamos Heineken, Vertigem (uhmmmm) e algumas cervejas especiais que a Flavinha trouxe, entre elas exemplares da Ranz, do Gustavo Ranzato, de Lumiar. Comemos pizza e de sobremesa um delicioso cheesecake que a FemAle Regina, cozinheira da mão cheia, trouxe pra adoçar a vida.




Nossa receita para 20 L

4,5 kg de Goldpils Vienna da Briess - extrato
28 g Commet a 60 min
10 g Cascate a 5 min
10 g Willamette a 5
10 g de Chinook a 5
2 pacotes de Mangrove Jack's M76 Bavarian Lager
OG de 1059 (um pouco mais alta do que esperávamos)
FG esperada de 1015
IBU 40,4
Teremos ainda um dry hopping
10 g de Willamette
10 g de Chinook
10 g de Mosaic





Sobre o preconceito, a gente enterra e esquece, porque isso não faz bem para ninguém. Só sei que já peguei dois potes de extrato de malte base para mim e vou usar, com maltes especiais, na minha próxima leva. Daqui a pouco nossa cerveja está pronta e a gente conta pra vocês como ficou. 






Nenhum comentário: