quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Cervejaria Samuel Smith

Na mesma viagem de férias do GBBF, aproveitamos a visita à York, no norte da Inglaterra, para darmos uma esticada até a cidade de Tadcaster, no condado de North Yorkshire, para visitar a cervejaria Samuel Smith's Old  Brewery.
A Samuel Smith tem um estilo de cerveja, considerado por muitos, típico de Yorkshire. Preservando o antigo sistema de fermentação, Yorkshire Square,  onde tanques fermentadores são sobrepostos, com um buraco entre os dois níveis, de forma que, conforme a levedura sobe, ela passa pelo buraco para o tanque superior e ao final da fermentação somente a cerveja desce para o tanque inferior,  deixando no tanque superior a levedura e os resíduos e a cerveja mais limpa no tanque inferior. Ao contrário do que estamos acostumados a ver nas cervejarias no Brasil, estes tanques não são feitos de aço inoxidável, mas sim de ardósia galesa. Acredita-se que este formato de fermentação acabou trazendo um perfil de aromas e sabores específicos para a cerveja produzida desta maneira.
As cervejas da Samuel Smith possuem um perfil suave e caramelado, com aromas tradicionais de lúpulos ingleses.
Como já prevíamos, após várias tentativas de contato, não é permitido a entrada de visitantes na fábrica, então, passamos o dia no pub da cervejaria, "Angel & White Horse".
Apesar de também venderem as tradicionais "Real Ales", desta vez encontramos cervejas geladas e carbonatadas, servidas diretamente dos barris que ficam armazenados na adega refrigerada, mantida a 10°C, no subsolo. Maravilhosas!


A preços extremamente acessíveis, pudemos experimentar todas as opções on tap: Old Brewery Bitter, Best Bitter, Sovereign, Dark Mild, Wheat beer, Extra Stout, Pure Brew e Light Mild. Para acompanhar, Tempura King Prawns e Steak and Ale Pie. Tudo uma delícia!

Fomos super bem recebidos, apesar de estar com um bebê de 1 ano. Atitude difícil nos pubs ingleses. Passamos o dia por lá: Vimos os cavalos, conhecemos a adega, bebemos e comemos bem e voltamos para York, ao final do dia.

Mesmo sem poder visitar a fábrica, recomendo a visita pra quem estiver pela região. Beber as Samuel Smiths fresquinhas, direto do barril, acabadas de sair da fábrica não tem preço! ;-)

Nenhum comentário: