quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Novidades: Gattopardo




Inaugurou no dia 20 de janeiro de 2009 a mais nova cervejaria carioca, Gattopardo, que tem como mãe e criadora das receitas a ex-Devassa Kátia Jorge.




A casa, que fica na Rua Conde Bernadotte, no Leblon, serve 3 tipos de chopp - Lager Bossa (Pilsen), Ale Bossa (Brown Ale) e Strong Bossa (Belgian Strong Ale).




Infelizmente, por péssimas condições de saúde, não pude sentir o aroma do Pilsen, mas achei muito gostoso.






Com o passar da noite, melhorando um pouco, já que cerevisia malorum... divina medicina (tradução livre: um pouco de cerveja é uma medicina divina), posso dizer o seguinte:



O Brown Ale é bem frutado, bastante cravo. Tem coloração marrom, límpido. A espuma é bem cremosa, muito devido ao chopp ser empurrado por uma mistura de CO2 e nitrogênio. É um chopp que agrada paladares doces. Tem 14 IBUs.





O Strong é também uma delícia. Encorpado, bem frutado, banana, cravo, pêra, picante, com bastante complexidade. Alcoólico. Amargor no final bem legal e equilibrado. Esse tem 8,5% a.b.v.




As comidas do bar são uma delícia. Tudo de primeira qualidade. Vale a pena o bolinho de arroz, mas também achei bem legal o encondidinho de batata baroa (mandioquinha). De sobremesa tem aqueles bolinhos de dia de chuva, com doce de leite e calda de chocolate.


Os preços também estão honestos. Pelo que lembro, a tulipa de pilsen estava R$3,50.


Uma das novidades são os vários drinks feitos com cerveja. Não deu pra provar tudo, temos que voltar várias vezes pra degustar de tudo o que a ótima casa oferece.


Outra sacada legal da Kátia, o cardápio explicativo dos chopps descreve os ingredientes utilizados em cada um deles. Isso mostra que o segredo é nada mais do que uma mesquinharia. O talento faz a bebida. Viva o grande cervejeiro!


Um brinde à expansão cervejeira!

Nenhum comentário: